Água

ÁGUA

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Com o objetivo de proporcionar conforto à população e ser base de toda infraestrutura de uma cidade, o Sistema de Abastecimento de Água prioriza a saúde de toda a população, através da distribuição de um bem vital. Este é um dos setores em que a Aliter vem crescendo em capacitação e tecnologia de execução.

ADUÇÃO (CAPTAÇÃO)

A captação é onde tudo começa e pode ser feita de forma superficial nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. Ou de forma subterrânea, que é realizada através de poços artesianos. Um exemplo de captação é o que foi realizado no Rio Atibainha em São Paulo. Obra integrante do plano de contingenciamento da crise Hídrica do Estado de São Paulo.

ADUTORA

Através de um sistema complexo de tubulações o transporte da água, ocorre desde a captação, até a Estação de Tratamento de Água, seguida por Reservatórios e finalmente para as casas. Com redes de 600mm e 700mm a Adutora Consolação é um excelente exemplo de obra complexa, onde a população foi muito bem atendida.

ETA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Seu propósito é o de transformar a água não tratada em água própria para o consumo. Em Igaratá/SP a Aliter participou da execução do sistema de tratamento de água do município.

RESERVATÓRIO

Construído em local estratégico, um reservatório garante que um bairro ou uma cidade não fique sem abastecimento, possuindo assim, por muitas vezes, capacidade de volume impressionantes. O Reservatório Americanópolis é um exemplo onde a tecnologia encontra a necessidade da região. No caso dois reservatórios metálicos foram instalados na região.

Esgoto

ESGOTO

SISTEMA DE COLETA DE ESGOTO

Em todo o conjunto de obras e instalações destinadas a coleta do esgoto gerado e destinação adequada para o meio ambiente, a Aliter possui atuação ativa, colaborando assim, para a melhoria da qualidade de vida das populações.

COLETORES

São responsáveis por levar o esgoto das casas até o seu destino final, onde será tratado. Para a instalação desses condutos, a Aliter vem investindo em alta tecnologia e capacitação de times, para executar serviços da mais alta qualidade com o menor impacto possível nas cidades. No bairro de Moema em São Paulo, a Aliter executou o projeto CT Uberaba, um grande projeto com coletores de até 1.500mm de diâmetro.

ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO

Muitas vezes a topografia de uma região pode dificultar a instalação dos coletores, exigindo condutos muitos profundos. Para vencer essas profundidades, as Estações Elevatórias de Esgoto são escolhidas. Assim ocorre em Caieiras, onde o Sistema Laranjeiras conta com a instalação de 3 Estações Elevatórias.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Antes da água retornar á natureza, a Estação de Tratamento, que através de processos físicos, químicos ou biológicos remove as cargas poluentes de esgoto. A ETE Laranjeiras em Caieiras/SP é responsável em realizar esse processo com todo o esgoto da região.

Obras Civis

OBRAS CIVIS

FUNDAÇÕES

São estruturas realizadas nos mais diversos tipos de obras, com finalidade de transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente de solo. Estruturas essas executadas em estações de tratamento (ETE Laranjeiras), reservatórios (Reservatórios Americanópolis), prédios, dentre muitos outros.

CONCRETO

É destinado à estrutura de concreto armado, protendido e projetado, entre muitos outros tipos de estruturas e inúmeros outros tipos de concretos desenvolvidos de acordo com a necessidade e as dificuldades encontradas na Construção Civil. O principal projeto da Aliter com aplicação de concreto armado é na ETE Laranjeiras.

TERRAPLANAGEM

Movimentação de terra com o objetivo de planificar um lote, afim que se torne propício para a construção é um processo que envolve cálculo, logística e equipe preparada para o processo. Tanto o corte de terrenos in natura, quanto a “importação” de novo material é necessário para o sucesso do projeto. A ETE Laranjeiras e o Reservatório Americanópolis são casos onde os desafios de Terraplanagem foram consideráveis.