Fevereiro 01, 2019

Adequação de Setor de Abastecimento no Município de Santos - Programa de Redução de Perdas de Água e Eficiência Energética

Em Fevereiro a Aliter, em consórcio, dá início a mais um grande projeto de inovação e melhoria da qualidade de vida da população, desta vez em Santos/SP.

Este projeto busca a adequação de setores, através da implantação de DMCs (Distritos de Medição e Controle), nos sistemas de abastecimento de água que atendem o município de Santos/SP.

Com a implantação dessas obras espera-se que haja reflexos positivos nos indicadores de perdas e que as áreas operacionais responsáveis possam realizar gestão de forma adequada das perdas em seus sistemas de abastecimento. 

O sistema de Santos possui redes assentadas no início do século 20, que ainda estão em operação. Os mais antigos são os tubos em aço, com diâmetros entre 200 e 350 mm.

O escopo desta contratação prevê para o município Santos a execução de obras e serviços para implantação e adequação de 14 DMCs, adutoras e redes de abastecimento. Para isso, será necessária a realização de várias atividades, dentre as quais podemos destacar o fornecimento e a implantação de macromedidores, VRPs (válvulas redutoras de pressão), implantação de aproximadamente 14,5 Km de redes de distribuição e adutoras, implantação de 13 pontos de monitoramento, operação do sistema e outras obras complementares.

O projeto é uma obra financiada pelo JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).