Abril 04, 2019

REABILITAÇÃO ESTRUTURAL DE ADUTORA POR SLIP LINING

Aliter participa de mais um contrato de Reabilitação Estrutural de Rede de água por método não destrutivo. Agora no bairro do Jabaquara – São Paulo/SP.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp utiliza em suas redes de água (adutoras e redes de distribuição) o ferro fundido. Essas linhas, datadas anteriormente à década de 70 não contam com revestimento interno, o que, com o passar dos anos apresentam incrustações, corrosão interna e perda de resistência mecânica no interior das tubulações que juntos comprometem sua eficiência em aspectos hidráulicos, sanitários e estruturais. 

A melhor alternativa para a recuperação dessas redes é a utilização de novas tecnologias. E para o caso da Adutora Jabaquara/Sacomã, o Slipping Line (Slip Lining) foi a metodologia escolhida. 

O Slipping Line é uma metodologia realizada através da inserção de tubulação de PEAD na rede já existente. Neste caso, uma adutora de diâmetro de 1.000mm em Ferro Fundido, torna-se uma rede de diâmetro de 900mm em PEAD. A inserção é realizada após limpeza da rede existente, e na sequência são realizadas as conexões, testes hidrostáticos, cloração e entrega da rede à Sabesp.