REABILITAÇÃO ESTRUTURAL DE ADUTORA POR SLIP LINING
Aliter participa de mais um contrato de Reabilitação Estrutural de Rede de água por método não destrutivo. Agora no bairro do Jabaquara – São Paulo/SP.
Na Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp utiliza em suas redes de água (adutoras e redes de distribuição) o ferro fundido. Essas linhas, datadas anteriormente à década de 70 não contam com revestimento interno, o que, com o passar dos anos apresentam incrustações, corrosão interna e perda de resistência mecânica no interior das tubulações que juntos comprometem sua eficiência em aspectos hidráulicos, sanitários e estruturais.
A melhor alternativa para a recuperação dessas redes é a utilização de novas tecnologias. E para o caso da Adutora Jabaquara/Sacomã, o Slipping Line (Slip Lining) foi a metodologia escolhida.
O Slipping Line é uma metodologia realizada através da inserção de tubulação de PEAD na rede já existente. Neste caso, uma adutora de diâmetro de 1.000mm em Ferro Fundido, torna-se uma rede de diâmetro de 900mm em PEAD. A inserção é realizada após limpeza da rede existente, e na sequência são realizadas as conexões, testes hidrostáticos, cloração e entrega da rede à Sabesp.